terça-feira, 9 de dezembro de 2014

TEMA: Fim do ano escolar!

Hey you!
Hoje vim falar de algo que pra muitas pessoas é motivo de alegria, e pra outras é motivo de desespero: o fim do ano escolar!
Nesse post vou abordar 2 assuntos que particularmente, acho que são os mais importantes na vida escolar: Reprovação e mudança de escola.
Então, se você está passando por isso e quer saber o que eu tenho pra te dizer, clique em "Leia Mais!"


Se você ficou de recuperação, sorte sua! Muitas pessoas que reprovam queriam simplesmente só mais uma chance. Então, acalme-se! Estude e faça as provas como se elas fossem as últimas, e você não vai passar o perrengue que é reprovar o ano.
Mas, se você reprovou "direito" seja por falta ou por nota, tenho uma coisa pra dizer: BATE AQUI!
Infelizmente eu já reprovei duas vezes (sim, duas vezes, deu no saco já!) e já tive que mudar de escola uma vez (talvez eu mude mais uma vez, não sei), então (talvez) algo que eu diga aqui possa te ajudar.

Reprovei o ano, e agora?

Agora não adianta chorar pelo leite derramado! Não se culpe, não leve muito a sério o que seus pais vão dizer, na maioria das vezes é só por raiva mesmo! Você precisa parar e pensar: "O que deu errado?" pra não repetir o mesmo erro de novo. Fique bem com você mesmo, e se prepare pra um outro ano, um novo ano, que você vai ter de fazer tudo de novo... De um novo jeito!
Se você suspeita/acha que realmente tem algo com você (sua mente), tente falar com seus pais ou procure a psicóloga da sua escola. Ela pode te ajudar!
Quanto as amizades, vai ser sofrido mesmo. Mas só se você tiver amigos, verdadeiros! No meu caso não chorei pelas amizades, chorei mais pelo fato de ter reprovado (já que posso considerar que não tenho amizades na escola). Se você, diferente de mim, tem amigos do peito, amigo de anos, béstfriêndi fórevêr... Ehm... Vai ser difícil, mas você vai se acostumar. E no final vai até achar bom (acredite).
Uma ótima maneira de se enturmar com o pessoal da sala "nova", é ajudando eles em matérias que você já sabe de cor&salteado e já está de saco cheio de ouvir a explicação. Muitas pessoas podem ter dificuldade... Seja legal com eles!
Sabe aquele trabalho que você se matou pra fazer?! Se você tiver sorte, o professor pode passar ele do mesmo jeito que passou ano passado, e você já tem ele pronto... REUTILIZE! Altere algumas coisas, acrescente. Mesmo que reprovar o ano seja refazer tudo de novo de uma maneira diferente, há muitas coisas que podemos reaproveitar. Muitas mesmo. Principalmente os trabalhos (chatos) de artes.
Mesmo que pareça chato, não desista! Não é porque te tacaram uma pedra que você vai deitar no chão e se fingir de morta, né? Continue! Refaça o ano e prove pra todos os professores que você é capaz! Alguns podem até te difamar caso você faça algo de errado, não ligue! Eles só querem te ver longe, bem longe... Daquela série!
No fim das contas, "há males que vem para o bem", e esse é um deles. Viver uma experiência terrível e transforma-la em superação no final é a melhor coisa que tem. Não desista!

Você ou seus pais decidiram te trocar de escola. Mas você estudou na mesma escola por quase 10 anos e não faz ideia de como agir quando for pra nova escola.

Sou nova na escola, e agora?!

A primeira coisa que eu digo é: Não se desespere! Costume leva tempo.
É óbvio que se você tem amigos do peito, vai sentir falta deles, mas acredite, há mudanças que são boas. E há mudanças que são ótimas. Talvez depois que sair de lá você descubra quem são eles realmente.
Sim, as pessoas da nova escola vão te olhar de cima-a-baixo e vice e versa. Pessoas novas chamam atenção. Não se intimide. Mas também não encare (imagine você envolvida numa treta logo no primeiro dia de aula?!?!)
Algumas pessoas são mais extrovertidas e vão logo tentar puxar papo com você. Isso é meio óbvio, mas retribua. Pode ser que você tenha achado a sua mais nova amizade naquele local.
Uma coisa que acho importante, é você ter a "amizade" de pelo menos um inspetor. Ele vai ser útil pra você. Acredite.
Acima de tudo: não tenha medo de ser você mesma. Converse, conheça pessoas novas. Você está lá pra isso (e pra estudar).
Certamente tudo isso vai soar esquisito até que você se acostume e saiba o nome de praticamente todo mundo da sala.
Agora um assunto que eu não gosto nem de pensar: Bully.
Se você não tiver muita sorte, alguns meninos/meninas vão fazer isso com você. Não se intimide. Fale com o inspetor (lembra que eu disse? Ele é útil, até pra perguntar que horas são ou o caminho do banheiro) e peça á ele pra falar com o diretor. Isso vai resolver. Eles costumam ir atrás da pessoa e imediatamente levam pra diretoria. É tiro e queda. Ao menos comigo sempre resolveu.
Quanto as pessoas do seu antigo colégio: visite-as. Nem que se for na festa junina da escola. Você vai ver como eles mudaram. Algumas pessoas que nem olhavam na sua cara vão querer estender tapete vermelho pra você passar.
E pra finalizar: aproveite! Existem mil e uma coisas para serem exploradas/descobertas nessa nova escola!

Bem, eu tentei resumir ao máximo tudo o que eu tinha pra falar (textos grandes ficam cansativos), e... é isso! Espero que eu tenha ajudado alguém, e caso você tenha alguma dúvida/desabafo: comentários! Eu sempre os leio! 

Até a próxima;
M.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, por favor, leia!
• Comentários contendo palavrões, racismo, grosserias, etc serão deletados!
• Retribuo visitas, deixe o link do seu blog! *-*
• ''Seguindo, segue de volta?'' Meio chato comentar isso né?! Então deixe o link do seu blog no final do comentário, que se eu gostar, eu sigo! ♥
• Por último e mais importante, MUITO OBRIGADA por comentar! Volte mais vezes! ♥